Felicidade vs. Bem-estar

Antes de aplicar estes conceitos da felicidade e bem-estar no trabalho é importante perceber o que são estes conceitos, e o senhor da psicologia positiva Martin Seligman explica isso muito bem...


                     


A felicidade pode ser analisada por 3 elementos:
  • Emoções positivas – o que sentimos: prazer, conforto, alegria.
  • Envolvimento – deixar-se ir: sentir a música, parar o tempo, estar absorvido numa   actividade. É o oposto das emoções porque simplesmente não se sente.
  • Significado – uma das maiores preocupações do ser humano é ter uma vida com significado e propósito. É sentir-se parte de algo: religião, política, família.
Estes elementos contribuem/alimentam a satisfação com a vida.

O bem-estar pode ser definido por 5 elementos:
  • Emoções positivas
  • Envolvimento
  • Relações
  • Significado e propósito
  • Sentimento de realização
Um elemento por si só não define o bem-estar, mas cada um contribui.


Teoria da felicidade
Teoria do bem-estar
Tópico
Felicidade
Bem estar
Medida

Satisfação com a vida
Emoções positivas, envolvimento, relações positivas, significado e realização
Objectivo
Aumentar o nível de satisfação com vida
Aumentar as emoções positivas, envolvimento, relações positivas  significado e a realização
Momento
Futuro
Actual

O curso de vida é escolhido, em primeiro lugar, de forma a maximizar os 5 elementos do bem-estar e, a felicidade encontra-se no final dessa escolha.
Como? Por exemplo: casais com filhos apresentam níveis de felicidade mais baixos que os casais sem filhos, portanto se o objectivo fosse maximizar a felicidade nós não teríamos a evolução. As pessoas ou estão iludidas sobre a felicidade que os filhos trarão ou o objectivo da reprodução é outro. Por isso é que o bem-estar, que inclui significado e relações, vem em primeiro lugar.

Face a esta explicação percebemos que uma intervenção no ambiente profissional neste âmbito da positividade/felicidade/bem-estar deverá incidir sobre os 5 elementos do bem-estar, e como já foi mencionado noutros posts é importante este tipo de intervenções uma vez que contribuem para um melhor desempenho.