Compensações e incentivos para as equipas

January 23, 2010Compensações para grupos, mais propriamente, equipas é quando 2 ou mais trabalhadores são pagos pelo seu bom desempenho combinado. Este tipo de incentivo faz sentido quando as tarefas entre eles são interdependentes e requerem cooperação.

Com este tipo de compensações as equipas:
- Trabalham para um objectivo comum.
- Encorajam um grupo coeso.
- Têm um propósito claro.
- Compreendem o que é esperado de cada indivíduo e qual o seu papel.
- Sentem que o seu esforço é valorizado como individual.
- Fomentam a confiança e o respeito mútuo.

In "Fundamentals of Human Resource Management"

Compensações para equipas são cruciais para obter resultados high performance e de qualidade.

A maior parte dos sistemas de compensação são desenhados para recompensar contribuições individuais, contudo estas compensações enfraquecem o desenvolvimento de um ambiente em equipa.

Para obter os benefícios de um ambiente baseado em equipas (mais flexibilidade, resolução de problemas eficaz e focus claro nos resultados), as organizações têm de desenvolver um sistema de pagamento que suporte a noção de equipa. Se a organização depender de um sistema de compensação para obter motivação, tem de encontrar as equipas perfeitas para motivar e saber como as motivar. 

In "Realizing the potential of teams through team-based rewards"

Porque continuamos a ter (a maioria) compensações individuais? Porquê é tão difícil a mudança de individual para equipa? São muitos os estudos que têm vindo a comprovar a eficácia destas compensações.