Gestão da Mudança através do sistema

O modelo PDCA - Plan, Do, Check, Act aborda a gestão da mudança através do sistema.

O PDCA é um ciclo, também conhecido por ciclo de Shewhart, é um processo de 4 fases utilizado para a resolução de problemas. Foi originalmente concebido para melhorar processos de fábrica, mas actualmente é utilizado como instrumento para melhorar processos na organização. De acordo com o PDCA os programas devem ser planeados sistematicamente, de modo a ter resultados eficazes.

O objectivo é um progresso contínuo (um ciclo) de melhoramento através de cada fase, de modo a atingir melhor qualidade de produtos ou serviços.

1. PLAN – Planear (O que precisa de ser feito? Qual é a melhor forma de o fazer?)
        - Identificar o problema
        - Identificar as causas
        - Analisar as causas: determinar as relações de causa e efeito.

2. DO – Fazer (O plano de acção é experimentado. Os recursos têm de estar disponíveis para completar a tarefa, por exemplo: formar equipas/pessoas).
        - Implementar a mudança (acção) que pode resolver o problema.

3. CHECK – Verificar (A solução originou o resultado esperado?)
        - Observar os efeitos da mudança: monitorização.

4. ACT – Agir sobre os resultados
        - Se a mudança for bem sucedida, temos que padronizar e documentar os processos envolvidos. Fixar a mudança no sistema de forma permanente.       
        - Se a mudança não for bem sucedida, analisar o que podemos fazer melhor para atingir o resultado esperado. 


A mudança neste modelo é realizada de forma haver um melhoramento contínuo, um update. É utilizado nos sistemas e deste modo não temos muitas variáveis a considerar, sendo um método mais simples e, por sua vez, menos complexo.