O modelo PDCA - Plan, Do, Check, Act aborda a gestão da mudança através do sistema.
O PDCA é um ciclo, também conhecido por ciclo de Shewhart, é um processo de 4
fases utilizado para a resolução de problemas. Foi originalmente concebido para
melhorar processos de fábrica, mas actualmente é utilizado como instrumento
para melhorar processos na organização. De acordo com o PDCA os programas devem
ser planeados sistematicamente, de modo a ter resultados eficazes.
O objectivo é um progresso contínuo (um ciclo) de melhoramento através de cada fase, de modo a atingir melhor qualidade de produtos ou
serviços.
1. PLAN – Planear
(O que precisa de ser feito? Qual é a melhor forma de o fazer?)
- Identificar o problema
- Identificar as causas
- Analisar as causas: determinar as
relações de causa e efeito.
2. DO – Fazer (O plano de acção é
experimentado. Os recursos têm de estar disponíveis para completar a tarefa,
por exemplo: formar equipas/pessoas).
- Implementar a mudança (acção) que
pode resolver o problema.
3. CHECK –
Verificar (A solução originou o resultado esperado?)
- Observar os efeitos da mudança:
monitorização.
4. ACT – Agir sobre
os resultados
- Se a mudança for bem sucedida,
temos que padronizar e documentar os processos envolvidos. Fixar a mudança no
sistema de forma permanente.
- Se a mudança não for bem sucedida, analisar o que podemos fazer
melhor para atingir o resultado esperado.
In "expert manage"
A mudança neste modelo é realizada de forma haver um melhoramento contínuo, um update. É utilizado nos sistemas e deste modo não temos muitas variáveis a considerar, sendo um método mais simples e, por sua vez, menos complexo.