quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Modelo para a Gestão da Mudança

O modelo ADKAR, o modelo que tem em consideração as pessoas, em vez do sistema ou do ambiente.

Awareness - consciência da necessidade para mudar.
Desire - desejo para participar e apoiar a mudança.
Knowledge - conhecimento de como mudar (e o seu resultado).
Ability - habilidade para implementar a mudança no dia-a-dia.
Reinforcement - reforço para manter a mudança.


Este modelo pode ser usado para:
- diagnosticar a resistência dos trabalhadores à mudança.
- ajudar os trabalhadores na transição no processo de mudança.
- criar um plano de acção bem sucedido.
- desenvolver um plano de gestão de mudança para os trabalhadores.

A mudança pode incluir elementos como:
- É identificada uma necessidade ou oportunidade de negócio.
- É definido um projecto (objectivos).
- É desenhada uma solução (novos processos, sistemas e estruturas organizacionais)
- São desenvolvidos novos sistemas.
- É implementada uma solução na organização.

Este modelo pode ser aplicado numa mudança pessoal com um amigo ou familiar (de modo a percebê-lo melhor), através do seguinte exercício:
1. Awareness: Listar as razões que achamos necessárias para haver uma mudança. Até que ponto (de 1 a 5) a pessoa (amigo ou familiar) está consciente dessas razões?
2. Desire: Listar as consequências (boas ou más) para essa pessoa de modo a que ela queira mudar.
3. Knowledge: Listar as competências e conhecimentos e apoiam a mudança, incluindo a percepção da pessoa em relação à mudança. Até que ponto a pessoa tem conhecimento ou formação para se incluir na mudança?
4. Ability: Considerando as competências e conhecimentos da questão anterior, avaliar a capacidade da pessoa para usar essas mesmas competências e conhecimentos.
5. Reinforcement: Listar os reforços que vão ajudar a manter a mudança. Quais os incentivos?

In "ADKAR" - a model for change management"

Como já foi referido, este modelo é direccionado às pessoas, incluindo-as em todo o processo de mudança pela qual a organização ou empresa passa. Este tipo de modelo cria valor aos trabalhadores, o que poderá originar mais moral e motivação da parte dos mesmos.