Avaliar o desempenho das pessoas é uma técnica de gestão que
visa melhorar a performance individual e colectiva, tornar os sistemas de recompensa mais justos e gerar efeitos positivos na motivação das pessoas.
Esses objectivos devem ser:
- quantificados;
- calendarizados;
- relativos à performance global da empresa (caso do volume
de facturação, índice de satisfação do cliente, quotas de
mercado)
- relativos ao cumprimento
de objectivos de performance individual (contribuição para os objectivos do
departamento, número de pedidos satisfeitos; produtividade, absentismo)
- elementos de carácter qualitativo e comportamental
(opinião das chefias e dos colegas, auto-desenvolvimento técnico e pessoal, trabalho em equipa).
O objectivo principal do processo de avaliação de desempenho
é o levantamento das necessidades de formação ou treino e a participação dos
colaboradores e superiores como avaliadores e avaliados.
O processo (e não o método) poderá ter 6 etapas:
1) Estabelecer padrões de desempenho com os colaborados (é muito importante o envolvimento dos colaboradores e infelizmente esta prática não é frequentemente usada)
2) Comunicar expectativas (o que é que a organização espera dos colaboradores? eles não vão adivinhar!)
3) Medir o desempenho actual (estabelecer uma baseline de modo a poder analisar o progresso do indivíduo) Como vamos medir? O que vamos medir?
4) Comparar o desempenho actual com o padrão (é aconselhado ter diferentes níveis de desempenho)
5) Discutir/analisar a avaliação com o colaborador (qualquer que seja a avaliação, positiva ou negativa, irá ter sempre um impacto na motivação, logo esta é uma área que exige algum cuidado)
6) Se necessário, iniciar acções que corrigem um desempenho baixo (acções podem incidir nos sintomas - "apagar o fogo", ou nas causas - de onde veio o problema).
Quero com isto salientar, todo o envolvimento do colaborador que este processo exige.
Envolver o colaborador neste processo tão importante para a organização, por si só, não terá efeitos na sua performance? Poderá ficar mais motivado?
Envolver o colaborador neste processo tão importante para a organização, por si só, não terá efeitos na sua performance? Poderá ficar mais motivado?