Employee Engagement, ou
melhor, um Funcionário Envolvido é
quando um indivíduo está completamente envolvido e entusiasmado com o seu
trabalho, e que age na direcção dos interesses da organização; é a ligação
emocional positiva ao trabalho.
Quais os problemas principais nos Programas de Envolvimento do
Funcionário? (os grandes problemas estão divididos em 5 categorias e dentro
de cada uma estão as áreas que têm mais impacto)
1. Questões relacionadas com o impacto do negócio.
- O envolvimento e a
satisfação podem contribuir para a produtividade mas não são produtividade,
porque para isso é preciso haver formação, recursos e líderes.
- O envolvimento tem
várias definições. Quando algo não está claramente definido, não pode ser
medido com precisão.
- Apesar do aumento
do envolvimento anteceder a uma boa performance da organização, é um erro
assumir que o envolvimento causou uma melhoria na performance da mesma.
O envolvimento é um derivado de outros factores de gestão que têm mais impacto.
- O ROI (return-on-investment)
pode ser baixo: há uma série de custos associados ao envolvimento como os
questionários dados aos funcionários, que necessitam de preenchimento, análise,
interpretação e tudo isto custa dinheiro.
- Há factores
externos que influenciam os níveis de envolvimento: custo de vida, crise,
família.
- Existe uma série
de evidências que constatam que os indivíduos conseguem desempenhar
extremamente bem sem uma ligação afectiva à organização. Factores como
profissionalismo, orgulho ou segurança no trabalho também aumentam os níveis de
desempenho e a retenção na organização.
- Porquê medir
emoções do que comportamentos? Acções e comportamentos podem ser observáveis e
medidos, enquanto que as emoções são difíceis de observar e quantificar.
2. Questões relacionadas com as acções que tomamos para melhorar o
envolvimento.
- Os questionários não
nos dizem quais foram os responsáveis pelas alterações nos níveis de
envolvimento.
- Quanto tempo vai
demorar? Estamos a lidar com sentimentos e ligações emocionais, pode levar anos
até aumentar os níveis de envolvimento permanentemente.
- Nem todos os
factores/programas resultam como todos os funcionários. “One-site-fits-all” não
resulta quando falamos de ligações emocionais, uma vez que as gerações são
diferentes e, consequentemente as suas atitudes e expectativas, assim como a
experiência de vida e as características demográficas.
3. Questões relacionados com os questionários.
- Respostas não
fidedignas: por exemplo, só para agradar o chefe.
- Respostas anónimas:
até que ponto sabemos que é representativo da população?
- O envolvimento é
contratado ou desenvolvido? Durante o programa podem entrar novos funcionários
para a empresa.
4. Questões relacionadas com os administradores.
- Os administradores
e os funcionários geralmente não percebem o que é o envolvimento.
- Se o envolvimento
não fazer parte dos relatórios padrão que chega aos administradores, estes
dificilmente irão reconhecer o grande impacto deste factor na organização.
- Se as compensações
e benefícios, bónus e promoções não incluírem os níveis ou resultados de
envolvimento, dificilmente os administradores se irão focar nele.
In "ERE.net"
Qualquer que seja a forma de gerir, não é focando apenas no factor
envolvimento que iremos ter o próprio envolvimento assim como os factores
geralmente associados a ele como: satisfação, produtividade, …É muito mais complexo que isso!
Tem de haver um agrupamento de condições como oferecer formação, ter
melhores administradores, aumentar as compensações e benefícios e oferecer
horários flexíveis, para desenvolver este tipo de atitude como o envolvimento e
satisfação pelo trabalho.
E nós? Estamos envolvidos no nosso trabalho? Se sim, porquê?