sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Regra do fogão quente

Esta é uma regra que pode ser aplicada a inúmeros contextos. No caso das organizações modera as expectativas, isto é, o funcionário sabe o que se espera dele e sabe o que acontecerá caso não cumpra as expectativas.

O fogão quente tem um(a):
- resposta imediata: a queimadura é imediata se tocar no fogão. Há uma relação causa-efeito.
Se fizer isto ... acontece-me isto ...

- aviso antecipado: se tocar no fogão quente já sabe que se vai queimar.
O funcionário tem de ter noção o que lhe vai acontecer, ou seja, saber as regras e aceitar o comportamento padrão.

- acção consistente: sempre que tocar no fogão queima-se.
Se o João e a Maria não chegaram a horas, não podemos acusar o João e a Maria não.

- aplicação impessoal: independentemente de quem é, se tocar no fogão queima-se.
A acção deve ser direccionada ao que os funcionários fazem e não ao que eles são.

Disciplina é uma acção importante para encorajar a concordância com padrões e regulamentos da organização.


In "Hot stove rule"