Rituais de produtividade


Rituais de produtividade geram acções automáticas que aumentam a probabilidade de termos tarefas feitas ou cumpridas.

1º ritual: ter um horário para dormir, o ideal é cerca de 8 horas
2º ritual: qual é a tarefa mais importante que tenho que fazer amanha? Dar prioridade a essa tarefa para, pelo menos, termos uma tarefa ao final do dia cumprida.
3º ritual: escrever qualquer ideia ou tarefa que tenho para fazer, assim não me preocupo se me esqueço de algo ou não.
4º ritual: questionar-me quando sou activada.

Estes pequenos rituais ajudam-nos a produzir mais e a sermos mais eficientes no nosso trabalho.

Quero ainda acrescentar um quinto ritual que, na minha opinião, se concilia os com restantes e também ajuda a ter trabalho feito.
5º ritual: antecipar o tempo que cada tarefa exige, por exemplo: responder aos emails 1 hora.

Mas até que ponto estes rituais se adaptam a todas as pessoas e aos seus ritmos? Há pessoas que dormem apenas 5 horas, sem um horário definido, se dormissem as 8 horas seriam mais produtivas do que são agora? Ou seriam menos?