O que é que os líderes bem sucedidos têm em comum?
Louis R. Mobley geriu a IBM Executive School de 1956-1966, e
foram os seus estudantes desta altura que transformaram o IBM na corporação que
mais cresceu e mais admirada do mundo nos 60 e 70.
De acordo com Louis R. Mobley, não são competências ou
conhecimentos, mas sim eles partilham valores
e atitudes:
1) Ambiguidade: a
maior parte de nós prefere decisões no branco e preto, mas os líderes estão
confortáveis em tomar decisões em contextos de tensão.
2) Gostam de papéis
em branco: enquanto outros seguem políticas e procedimentos para tomar
decisões, os líderes preferem a oportunidade de pensar sobre as coisas e
reinventá-las a partir do nada.
3) São seguros: eles
rodeiam-se com as melhores pessoas que podem encontrar e aceitam as suas opiniões.
Gostam de desafios.
4) Querem opções:
eles exigem diversas opiniões da sua equipa e usa essas opções para criar
decisões criativas.
5) São fortes o
suficiente para enfrentar factos: estão abertos à verdade mesmo quando não
é isso que querem ouvir. Gostam que provem que eles estão errados.
6) Arriscam-se: querem
ser medidos e avaliados, e aceitam as culpas quando algo corre mal.
7) Acreditam neles
próprios: apesar de quererem conselhos, opções e de estarem rodeados de
colegas fortes, eles acreditam neles próprios e nos seus julgamentos. “Seguem a
sua estrela e não desistem”.
8) São pensadores
profundos: vão além dos factos e procuram novas formas de interligar esses
mesmos factos. São generalistas e não especialistas, impulsionados pela curiosidade
– acreditam que a resposta pode estar fora do negócio em disciplinas que não
estão directamente relacionadas.
9) São honestos com
eles próprios: auto-conhecimento é a característica mais crítica que os
líderes partilham. Questionam-se “qual é o negócio da empresa?”. São claros acerca do propósito das
suas vidas.
10) São apaixonados: são
carismáticos e intensos acerca do que fazem e porquê que o fazem. Eles preocupam-se
com as pessoas.
Como incutimos estes
valores ou transformamos estas atitudes nos futuros líderes?
Louis R. Mobley chega
à conclusão de que eles não conseguem ser treinados e reagem com hostilidade
quando tentam “treiná-los”.
Valores e atitudes são inacessíveis a qualquer técnica de
formação típica. A formação tem de fomentar a divergência de valores únicos e a
autenticidade individual, através de técnicas como jogos ou simulações, no qual
não se treina as pessoas mas sim promove-se a descoberta.
In "Forbes"
Quais destas características temos?
Quais destas características podemos desenvolver?