Com base no trabalho de 2000 empresas para maximizar a
performance das pessoas, o SuccessFactors recomenda as seguintes 5 estratégias que têm resultados superiores
em condições económicas adversas:
1) Estabelecer
metas/objectivos claros e alinhar o pessoal para executar a nova estratégia.
Encontrar formas para fortalecer a estratégia da organização
de forma a responder melhor e rapidamente às oportunidades e às ameaças.
- Facilitar uma comunicação clara de metas e de visão.
- Fornecer responsabilidade e visibilidade em tempo-real
acerca dos projectos.
- Tomar acções quando os indivíduos não cumprem os
objectivos.
Todos os funcionários
sabem aquilo que é esperado deles?
Os seus funcionários
estão alinhados?
2) Cortar com
precisão, se for necessário, mas não “rudemente”.
Até que ponto conhece bem o talento que tem na organização? Se
forem necessários despedimentos, veja-os como uma oportunidade para optimizar o
seu pessoal.
Qual é o custo de
demitir o funcionário-A enquanto simultaneamente retém o funcionário-B? Qual é
a mensagem que isto envia aos restantes funcionários?
3) Focar no talento e
investir onde importa.
Identificar o talento que é necessário para uma nova
direcção estratégica e investir enquanto outros estão a cortar. Perceber qual é
o contributo dos top performers,
identificá-los, desenvolvê-los e pagá-los – investimento.
Estou a optimizar o talento que tenho? Estou a
desenvolvê-los? Sou claro acerca das expectativas?
Sou claro acerca do nível
de desempenho que eles devem estar? Estou a fornecer o feedback necessário?
Posso lançar um
programa de recompensas melhorado para reter estes indivíduos críticos para o
sucesso da organização?
4) Ser transparente.
Evitar rumores.
Transparência leva à confiança e ao envolvimento do funcionário.
As pessoas têm de perceber o que estamos a fazer e o porquê.
Os funcionários sabem
qual é o nosso plano e como é que este vai funcionar?
Como é que os
funcionários contribuem para a execução da estratégia?
Como medimos o
progresso?
5) Compensar
estrategicamente: pagar apenas pela performance.
Não distribuir orçamento de forma igual por todos os
funcionários ou de acordo com o título/posição na organização. É um aspecto
chave para melhorar os níveis de desempenho dos funcionários.
Quais os funcionários
que mais contribuem para o alcance das metas estratégicas?
Estes funcionários
estão a ser recompensados de acordo com o seu esforço e trabalho?
Os funcionários sabem
exactamente o que fazer para poder ganhar (€) mais?
Alguns efeitos negativos
que a sua organização pode experienciar devido às condições económicas actuais:
1) Mensagens confusas ou silêncio dos administradores acerca
do curso da acção pode levar a:
- confiança desgastada na empresa;
- confusão acerca das expectativas e execuções;
- mais especulação e rumores.
2) Os top performers
poderão ficar:
- menos produtivos;
- mais frustrados;
- mais dispostos a considerar oportunidades externas.
3) Os low performers
são:
- menos prováveis de ir embora voluntariamente;
- mais prováveis de baixarem a moral.
4) Os resultados do negócio são menos desejados porque:
- equipa menos capaz e menos motivada:
- menos crescimento e lucros.
In "SuccessFactors Research"
Existe alguns destes problemas na nossa organização? Algumas destas 5 estratégias poderão ser úteis para a organização?
Até que ponto, nesta altura de instabilidade económica, estamos a dar atenção aos nossos funcionários?