Por vezes desperdiçamos tanto dinheiro e criatividade em
medidas para recrutar pessoas, mas depois oferecemos uma experiência tão pobre
que levam as pessoas a irem embora.
Não faria sentido gastar essa mesma quantidade de dinheiro e de
criatividade para fornecer a experiência de trabalho que se prometeu?
Não faria sentido criar uma experiência de trabalho que faria os
funcionários não só mais felizes por ficarem na organização, como também
“promoverem” os seus trabalhos aos seus amigos talentosos: “Este é um sítio
espectacular para trabalhar. Quando houver uma vaga, eu informo-te”?
Que quantidade de dinheiro poderia poupar em custos de recrutamento se
criasse uma experiência de trabalho que tornasse os seus funcionários
num género de método de recrutamento voluntário?
Se estas perguntas
fizerem sentido, o que poderemos fazer?
Examinar com os
administradores:
- Se fornecemos realmente a experiência de trabalho que a
campanha de recrutamento prometeu.
- Se realmente sabemos que tipo de experiência de trabalho
fornecemos.
- Se realmente percebemos os componentes chave de uma
experiência de trabalho inspiradora e que gera compromisso … e sabemos como os
fornecer.
- Se os administradores sabem gerir de forma a inspirar
lealdade, paixão e orgulho.
- Quanto é que investimos em dizer ao mundo que somos um
sítio espectacular para trabalhar e investimos em ser realmente um sítio destes para
trabalhar.
- Se fazemos realmente as coisas que se fazem num sítio
formidável para trabalhar faz: apreciação, trabalho interessante, a
oportunidade para fazer a diferença, oportunidades de novas competências, balancear
vida com trabalho, bons administradores, formação, boa localização, salários,
promoções e aumentos.
Examinar com os
funcionários:
- Se recomendam a
nossa organização, porquê e porque não (não fazer apenas um questionário, mas
sim entrevistas ou focus group).
Em suma, perceber:
- Quais são
as práticas chave que criam uma experiência de trabalho inspiradora onde os
funcionários se sentem respeitados e valorizados, e também têm os recursos,
suporte e formação necessária para fazer um excelente trabalho.
- Quais são as
necessidades humanas que conduzem a performance e o envolvimento dos
funcionários, e como criar uma experiência de trabalho que satisfaça essas
necessidades. Por exemplo: a necessidade de criar um significado ou propósito,
a necessidade de aprender e crescer, …
- Como tornar
mais consciente em relação aos momentos críticos de gestão que afectam o
envolvimento e a moral dos funcionários:
1) Dar feedback em relação à performance;
2) Comunicar aos funcionários as mudanças
que ocorrem na organização.
- Quais são as
competências de comunicação que deixam as pessoas confortáveis para falar
honesta e abertamente acerca de questões difíceis.
Abordamos todas estas características no que diz respeito à retenção do funcionário?
Somos realmente um sítio formidável para trabalhar?
Conseguimos atrair mais candidatos com esta mensagem de sermos um sítio formidável para trabalhar?