Employee Research é
uma investigação realizada com as técnicas do Estudo de Mercado, com o objectivo
de compreender as atitudes (satisfação com o trabalho e felicidade) dos
trabalhadores perante a organização. Também aborda outras questões como as
condições de trabalho, recompensas e reconhecimento, formação e desenvolvimento
e outras áreas dos recursos humanos.
Técnicas utilizadas neste Estudo:
Técnicas quantitativas
- Questionários (auto-relato ou face-to-face)
Técnicas qualitativas
- Focus group
- Entrevistas
- Observação
Para as grandes empresas o custo e o tempo é mais baixo se utilizarem as técnicas quantitativas, contudo há imensa informação relevante que pode ser perdida. Então como podemos contemplar todas as opiniões dos trabalhadores (análise qualitativa) numa empresa com cerca de 100 trabalhadores sem um custo muito elevado?
Tirando proveito daquilo que actualmente está presente na vida de todos nós de forma constante: social media (redes de comunicação sociais). Como?
As redes sociais dão a oportunidade de ver o feedback e os comentários de cada um dos trabalhadores de forma a que eles possam avaliar os comentários uns dos outros. Deixo-vos com um exemplo:
Deste modo todas as opiniões (positivas ou negativas) são contempladas, e as mais relevantes ou importantes são salientadas de forma a receber a atenção dos administradores que, consequentemente, poderão agir sobre a situação ou problema mencionado.
Além disso, as opiniões dos trabalhadores são valorizadas.
Até que ponto os trabalhadores sentem que as suas opiniões ou comentários estão a ser ouvidos e valorizados? Até que ponto o facto de não serem valorizados pode interferir com a sua performance e produtividade?