E se incluíssemos os dados das redes sociais num perfil de um funcionário?

Workforce Analytics (WFA) é uma análise actual e histórica acerca dos dados do funcionário, que tem o intuito de identificar relações entre variáveis, de modo a criar um insight acerca do pessoal em relação ao futuro. 

Esta análise inclui dados de vários fontes, como o recrutamento e a selecção, promoções, idade, sexo e perfil do funcionário. 
É uma análise estatística que integra dados internos e externos que permitem prever comportamentos e eventos do pessoal, realizada através de software. Esta análise ajuda as empresas a limitar recursos, por exemplo, demonstram a probabilidade de um determinado funcionário sair nos próximos 6 meses (há razões que apontam para esta previsão).

Até agora provavelmente nada de novo...

E se incluirmos nesta análise dados das redes sociais?
Dados do Linkedin, dados da intranet da organização, ...
Que informação estes dados nos fornecem?
- Elementos do perfil social: competências, interesses, recomendações, membro de grupos, comunidades, seguidores e seguidos, localidade geográfica, projectos, skills informais, interesses profissionais, hobbies/interesses, …
- Marcadores, listas, tags, favoritos;
-Conteúdo: post, documentos, discussões, blogs, ideias, vídeos, fotografias, likes (Gosto), share (Partilhar).
- Atitude, sentimentos.
- Outros…

Informações que podem enriquecer um perfil de um funcionário (se este o permitir; aqui está incutida uma questão ética que daria muita discussão), através de Social Analytics - tenta encontrar padrões nas pessoas através da análise dos dados das redes sociais.
- Como é que as pessoas estão envolvidas na sua rede de social (network)?
- Trazem novo conteúdo à sua rede social? Se sim, qual?
- Quem é que a pessoa mais influente da sua companhia?
A resposta a estas questões pode ou não dar origem, por exemplo, a uma promoção dentro da organização.

Porquê que estes dados sociais são relevantes para uma empresa?
Porque permite obter:
- Análise dos sentimentos dos funcionários;
- Reputação dos funcionários;
- Factores que influenciam a retenção;
- Produtividade da equipa;
- Performance vs. Contribuições;
- Identifica os percursos das carreiras;
- Quem são os experts os mentores que envolvem o pessoal.

From "Constellation Research"

Estas informações podem ajudar-nos a alinhar os nossos funcionários e as suas promoções com a estratégia da empresa a nível futuro. 
Que tipo de funcionário eu preciso para conceber/lançar produto x ou liderar uma equipa para esse efeito?