Workforce Analytics (WFA) é uma análise actual e histórica
acerca dos dados do funcionário, que tem o intuito de identificar relações
entre variáveis, de modo a criar um insight
acerca do pessoal em relação ao futuro.
From "Constellation Research"
Esta análise inclui dados de vários fontes, como o recrutamento e a
selecção, promoções, idade, sexo e perfil do funcionário.
É uma análise estatística que integra dados internos e externos que permitem prever comportamentos e eventos do pessoal, realizada através de software. Esta análise ajuda as empresas a limitar recursos, por exemplo, demonstram a probabilidade de um determinado funcionário sair nos próximos 6 meses (há razões que apontam para esta previsão).
Até agora provavelmente nada de novo...
E se incluirmos nesta análise dados das redes sociais?
Dados do Linkedin, dados da intranet da organização, ...
Que informação estes dados nos fornecem?
- Elementos do perfil social: competências, interesses,
recomendações, membro de grupos, comunidades, seguidores e seguidos, localidade
geográfica, projectos, skills informais,
interesses profissionais, hobbies/interesses, …
- Marcadores, listas, tags,
favoritos;
-Conteúdo: post, documentos, discussões, blogs,
ideias, vídeos, fotografias, likes
(Gosto), share (Partilhar).
- Atitude, sentimentos.
- Outros…
Informações que podem enriquecer um perfil de um funcionário (se este o permitir; aqui está incutida uma questão ética que daria muita discussão), através de Social Analytics - tenta encontrar padrões nas pessoas através da análise dos dados das redes sociais.
- Como é que as pessoas estão envolvidas na sua rede de social (network)?
- Trazem novo conteúdo à sua rede social? Se sim, qual?
- Quem é que a pessoa mais influente da sua companhia?
A resposta a estas questões pode ou não dar origem, por exemplo, a uma promoção dentro da organização.
Porquê que estes dados sociais são relevantes para uma empresa?
Porque permite obter:
- Análise dos sentimentos dos funcionários;
- Reputação dos funcionários;
- Factores que influenciam a retenção;
-
Produtividade da equipa;
- Performance vs. Contribuições;
- Identifica os percursos das carreiras;
- Quem são os experts
os mentores que envolvem o pessoal.
Estas informações podem ajudar-nos a alinhar os nossos funcionários e as suas promoções com a estratégia da empresa a nível futuro.
Que tipo de funcionário eu preciso para conceber/lançar produto x ou liderar uma equipa para esse efeito?