Encaixe cultural (Cultural Fit)

Quem é que na organização consegue recitar a visão, missão ou os valores da organização?

Estes 3 aspectos pertencem à cultura da organização

Geralmente, as organizações que são claras e exactas acerca da sua cultura organizacional têm:
- crescimento nas receitas;
- crescimento no emprego;
- crescimento dos preços das acções;
- crescimento no lucro líquido.
As organizações que vivem a sua cultura são de alta performance e são os melhores lugares para trabalhar.

Para definir uma cultura temos que compreender a nossa organização: o que somos e o que não somos.
Como é que uma cultura é criada? Através das respostas às seguintes questões:
- quais são as acções e os comportamentos dos executivos?
- para quem está ou para onde está dirigida a nossa atenção e os nossos recursos?
- o que é recompensado? o que é punido?
- a quê que os líderes dão mais atenção dentro da organização? (por exemplo, dão mais atenção à formação dos funcionário?)
Além de uma cultura, criamos uma MARCA.
Quando há uma MARCA, existe SEMELHANÇA (pertença).

Como é que sabemos que os valores da empresa vão de encontro aos valores dos candidatos ou dos funcionários actuais?
Basta apenas responder a uma simples pergunta:
Para os funcionários - O que é que vivência no seu dia-a-dia de trabalho?
Para os candidatos - O que deseja vivenciar no seu dia-a-dia de trabalho?

Com estas respostas podemos:
Atrair - como podemos obter o melhor dos melhores dos actuais e futuros talentos?
Reter - como podemos manter os melhores na empresa?
Afastar - como podemos impedir aqueles que não se encaixam de se candidatarem?
(pois estes podem se sentir não envolvidos e, consequentemente, há uma perda na produtividade - é aqui que se perde muito dinheiro)


Valores não são palavras simples que a organização deseja um dia atingir, mas são realmente aquilo que a empresa e os seus funcionários vivem diariamente.
Até que ponto a organização cria uma mensagem congruente e transmite aquilo que acredita e aquilo que espera?