A competência “pensamento crítico” tem sido a primeira
competência desejada para os líderes e outros contribuidores chave. Pessoas com
esta competência:
- Compreendem com precisão os problemas;
- Analisam evidências;
- Fazem boas decisões.
Mas como determinamos
a capacidade de pensamento crítico nos candidatos? Através de algumas questões durante a entrevista.
Questões
comportamentais:
- Descreva uma situação complexa em que…
… teve de pensar acerca de um tipo de informação que entrava
em conflito com o seu ponto de vista ou as suas crenças.
… teve de fazer uma escolha com base em resultados ou dados
incompletos.
… teve de convencer outros a examinar outras abordagens
acerca de um tópico duvidoso.
Questões follow-up (após a apresentação de uma
determinada situação pelo candidato):
- Liste as suas hipóteses quando considera esta situação.
- Quais eram as suas reacções individuais?
- Descreva todos os resultados intencionais e não
intencionais.
- O que faria de diferente para alcançar resultados
semelhantes?
Questões
situacionais:
- É atribuída uma tarefa a si e à equipa a que pertence, que
consiste em identificar, analisar e reportar eficiências operacionais. Os dados
fornecidos à equipa pelos administradores são aceites por todos os membros da
equipa como sendo precisos, mas você encontra uma falha. Descreva,
detalhadamente, como procederia.
Questões follow-up:
- Que hipóteses é
que faz?
- Porque escolheu
proceder dessa forma?
- Descreva todos os elementos que utilizou no processo da
tomada de decisão.
- Lista 3 outras informações que seriam úteis para tomar uma
decisão ou agir.
Aspectos a considerar quando avalia as respostas:
- Todas as perguntas
permitem um espaço para errar.
- Decisões de
contratação nunca deverão ser apenas baseadas nestas respostas.
- Para cada
resposta, faça uma avaliação de 1 a 10 pontos.
Até que ponto esta capacidade (pensamento crítico) é importante para os funcionários desempenharem o seu trabalho ou função?
Até que ponto avaliamos esta capacidade nos candidatos?