O que liga a máquina da criatividade?


O que gera ideias criativas que resolvem os problemas?

Os estudos sobre o que psicólogos chamam de “cognição incorporada”, indicam uma ligação directa entre o corpo e a mente. O que é que isto significa? Significa que as experiências corporais (aquilo que sentimos, ouvimos, …) podem ajudar a gerar ideias e soluções para os problemas.

Por exemplo, foi pedido aos estudantes para completarem uma tarefa construída para medir o pensamento inovador. A tarefa exigia que eles gerassem uma palavra (por exemplo “fita”) que estivesse relacionada com cada uma das 3 palavras pista apresentadas (“cassete”, “vídeo”, “medida”). Alguns estudantes fizeram isto enquanto estavam sentados dentro de uma caixa feita de plástico e cartão. Os outros estudantes sentaram-se fora e ao lado da caixa. Durante a tarefa registou-se o número de respostas correctas sugeridas pelos estudantes. Os estudantes que estavam fora da caixa foram os mais criativos (com mais de 20% de soluções correctas) em comparação com aqueles que estavam dentro da caixa.

Este estudo vem comprovar que as experiências corporais podem ajudar a criar novo conhecimento e que realmente existe uma ligação entre a mente e o corpo.
Este estudo também dá algumas luzes ou sugestões de como aumentar ou desenvolver a criatividade. Por exemplo, se estamos num trabalho que requer um tipo de pensamento mais criativo, então talvez não será boa ideia trabalhar num espaço pequeno, num “cubículo”.


Então o que ajuda a ligar a criatividade? É o espaço que estamos, é aquilo que ouvimos, sentimos e vemos. 
O nosso espaço permite-nos ser mais criativos? Promove a criatividade?