Quais são os problemas mais comuns na avaliação 360º?
O impacto do negócio
na avaliação 360º
1. Pode não
melhorar a performance: há empresas que não têm evidências que haja correlação
entre o processo 360º e a produtividade.
2. O processo é
demorado: o processo envolve vários meses e normalmente é administrado 1 vez
por ano, logo os dados obtidos poderão estar desactualizados.
3. Pode limitar
formas de comunicação: a confiança neste instrumento pode fazer com os RH não
melhorem as outras abordagens de comunicação.
4. Os resultados
deste processo podem ser um subproduto e não uma causa: outros factores
(recompensas, reconhecimentos ou gestão) podem influenciar os resultados.
5. Os resultados
podem ser influenciados por factores externos (custo de vida, família, etc).
6. Feedback não é
produtividade: “feedback pode ser fumo mas não é fogo” pode contribuir para a
produtividade mas não é produtividade.
Usar os resultados para
uma “acção”
1. É difícil chegar
a uma conclusão clara: porque há uma série de factores que não são contemplados
como, satisfação, sentimento, confiança, moral, felicidade, …
2. Os resultados
de todos os funcionários são compilados de modo a assegurar o anonimato: os
resultados do funcionário com baixo nível de performance são juntados aos
resultados do funcionário com alto nível de performance, que somando resulta numa
performance média. Estes resultados são fiáveis?
3. Os resultados
não são reveladores: o processo é unilateral uma vez que aborda os problemas e
não as soluções.
4. As acções
podem demorar até obterem os resultados desejados: uma vez que o processo lida
com sentimentos e atitudes. Pode demorar anos até as acções terem impacto.
5. Anonimato
significa que não podemos ter uma população-alvo para as nossas acções.
Questões relacionadas
com os funcionários
1. Funcionários
podem manipular propositadamente os resultados do processo.
2. Os
intervenientes neste processo podem desconhecer os objectivos ou o papel do
avaliado e não fazer uma avaliação correcta.
3. Os
intervenientes valorizam coisas diferentes (atitudes e expectativas) dependendo
da geração, dos seus valores culturais e da sua experiência.
In "ERE.net"
Estes problemas ou erros que acontecem neste tipo de avaliação, processo ou instrumento 360º ajudam-nos a ter consciência acerca dos mesmos e a preveni-los - tomar acções que modo a contornar estas situações problemáticas.
Qual destes erros estará mais presente no nosso processo de avaliação?
Estará a enviesar o feedback?