845 milhões de pessoa no Facebook. 500 milhões no Twitter.
150 milhões no Linkedin.
5 razões principais:
1) Low cost e de fácil instalação: redes
sociais permitem, na maioria, um registo gratuito e de fácil utilização. Muitas
pessoas já têm conexões com amigos, família, contactos profissionais ou outros
grupos, sendo fácil e rápido criar uma rede social de potenciais candidatos.
2) É frequentemente usado por candidatos a
emprego: 9 em cada 10 candidatos possuem um perfil nas redes sociais e mais
de metade usam as redes sociais para procurar emprego, por exemplo, usam o
Linkedin.
3) Acesso a candidatos passivos: um dos
maiores benefícios desta abordagem prende-se com a oportunidade de interagir
com candidatos passivos, ou seja, aqueles que não estão à procura de emprego
mas que podem ser persuadidos para uma melhor oferta. Facebook ou Linkedin
podem servir de fóruns para ter discussões e conversas entre recrutadores e
futuros candidatos.
4) Conhecer a personalidade do candidato: além
do currículo e da carta de apresentação, as redes sociais podem dar a conhecer aspectos
pessoais do candidato (background, personalidade,…).
5) Eficácia comprovada: 57% dos
recrutadores referem que o social media
tem um papel importante nas actividades de recrutamento. 89% das organizações
planeiam incorporar o social media
nos seus processos de recrutamento e selecção. 64% já utilizou esta abordagem
para contratar candidatos.
Quais são as melhores
práticas nesta abordagem?
- Compreender as
redes sociais: já sabemos como usar e tirar o melhor partido do Linkedin e
das páginas do Facebook?
- Conhecer a nossa
audiência: Quem é a nossa audiência? Qual a rede social que vamos utilizar?
São recém-licenciados que utilizam mais o Facebook ou profissionais que
utilizam com mais frequência o Linkedin?
- Corresponder os
perfis com a nossa marca: O visual e mensagem do perfil da nossa
organização no Linkedin ou no Facebook corresponde à nossa marca? A nossa
marca é mais divertida ou mais tradicional? Que produtos ou serviços
fornecemos? Porquê que alguém quereria trabalhar connosco?
- Publicar as vagas
de emprego: partilhar e publicar as vagas. Tirar partido das redes sociais
e “espalhar a palavra”.
- Envolver os candidatos
em conversas e discussões: com o intuito de criar um interesse geral na
nossa organização. Publicar artigos e
responder a questões que são relevantes tanto para a organização como para os
candidatos e outros profissionais. Partilhar e publicar de modo a que a nossa
organização tenha cada vez mais visibilidade.
- Manter as páginas actualizadas e estar
preparado para agir rapidamente: o social
media move-se muito rapidamente e por isso é necessário estarmos à altura
deste tipo de desenvolvimento, através da publicação de novos links e da abordagem aos candidatos e
outros profissionais.
In "Simply hired"
Estamos preparados para esta abordagem? ( A nossa marca está bem construída? Sabemos qual é a nossa audiência alvo? Sabemos trabalhar com as redes sociais como o Linkedin?)
Até que ponto esta abordagem seria benéfica para a organização?