terça-feira, 6 de março de 2012

Team-building

 O todo é maior que a soma das suas partes.


Team building está associado a uma série de actividades, presentes nas empresas, escolas, desportos, e outros tipos de grupos, para melhorar o desempenho da equipa através do auto-desenvolvimento, comunicação positiva, competências de liderança e capacidade para trabalhar em conjunto para resolver um problema.
É o processo que permite que um grupo de pessoas trabalhe e alcance o seu objectivo comum

Razões para construir uma equipa incluem:
- melhorar as comunicações e as relações;
- tornar o local de trabalho mais agradável;
- motivar uma equipa;
- aumentar a moral;
- ensinar à equipa estratégias de auto-regulação;
- conhecer as fraquezas e as forças dos participantes;
- aumentar a produtividade da equipa;
- identificar e desenvolver competências de liderança;
- praticar uma colaboração eficaz com os membros das equipas.

Os 12 questões importantes para o Team Building:
1) Expectativas claras: os membros da equipa sabem o que é esperado de cada um e do todo?
2) Contexto: os membros da equipa percebem porquê estão a participar na equipa? Compreendem a sua importância para atingir as metas organizacionais?
3) Compromisso: os membros da equipa querem participar na equipa? A equipa sente que a missão é importante? Os membros da equipa estão empenhados?
4) Competência: a equipa sente que os seus membros têm o conhecimento, as competências e as capacidades necessárias para atingir as metas estabelecidas?
5) Planear: a equipa definiu e comunicou os seus objectivos, estabeleceu prazos e antecipou resultados?
6) Controlo: a equipa tem a devida liberdade e o empowerment necessário para concretizar o seu plano? Existe limitações (monetárias e não-monetárias) para cumprir o plano?
7) Colaboração: a equipa percebe o processo de equipa e de grupo? Os membros trabalham em conjunto eficazmente? Todos compreendem qual é o seu papel?
8) Comunicação: a equipa compreende as prioridades das tarefas? Há um método estabelecido para os mecanismos de feedback?
9) Inovação criativa: a empresa valorize o pensamento criativo, soluções únicas e novas ideias? A organização está realmente interessada em mudar? A organização recompensa as pessoas que tomam riscos e melhoram a organização?
10) Consequências: os membros da equipa sentem-se responsáveis pelos seus resultados? Os membros da equipa passam mais tempo a apontar o dedo do que a resolver soluções?
11) Coordenação: os membros coordenam-se de forma a obter sucesso? Há coordenação planeada entre processos, funcionários, produtos e serviços? Existe coordenação entre funções e entre departamentos?
12) Mudança cultural: a empresa reconhece que a abordagem da equipa, colaboração e empowerment é diferente da abordagem tradicional e hierárquica?  

Exercícios para Team-Building:
a) Exercício de comunicação: são actividades de resolução de problemas que trabalham em função de melhorar as competências de comunicação. O objectivo é realçar a importância de uma boa comunicação de modo a melhorar a performance.
b) Exercício de resolução de problemas/tomada de decisão: o objectivo é dar a equipa um problema de solução difícil que requer um trabalho em equipa e uma solução criativa.
c) Exercício de planeamento ou adaptação: o objectivo é dar uma tarefa complexa de modo a demonstrar a importância do planeamento antes de implementar uma solução.
d) Exercício de confiança: são exercícios que exigem vários graus de confiança entre os membros. 

In "About.com Human Resources" e "Wikipedia"

Abordamos todas as questões para um Team-Building eficaz?
Antes de tudo creio que o mais importante é desenvolver a CONFIANÇA, algo que muitas vezes falta nas empresas provocando problemas nos produtos e serviços prestados.