O todo é maior que a soma das suas partes.
Team building está
associado a uma série de actividades, presentes nas empresas, escolas,
desportos, e outros tipos de grupos, para melhorar o desempenho da equipa
através do auto-desenvolvimento, comunicação positiva, competências de liderança
e capacidade para trabalhar em conjunto para resolver um problema.
É o processo que
permite que um grupo de pessoas trabalhe e alcance o seu objectivo comum.
Razões para construir uma equipa incluem:
- melhorar as
comunicações e as relações;
- tornar o local de
trabalho mais agradável;
- motivar uma
equipa;
- aumentar a moral;
- ensinar à equipa
estratégias de auto-regulação;
- conhecer as
fraquezas e as forças dos participantes;
- aumentar a
produtividade da equipa;
- identificar e
desenvolver competências de liderança;
- praticar uma
colaboração eficaz com os membros das equipas.
Os 12 questões importantes para o Team Building:
1) Expectativas
claras: os membros da equipa sabem o que é esperado de cada um e do todo?
2) Contexto:
os membros da equipa percebem porquê estão a participar na equipa? Compreendem
a sua importância para atingir as metas organizacionais?
3)
Compromisso: os membros da equipa querem participar na equipa? A equipa sente
que a missão é importante? Os membros da equipa estão empenhados?
4) Competência:
a equipa sente que os seus membros têm o conhecimento, as competências e as
capacidades necessárias para atingir as metas estabelecidas?
5) Planear: a
equipa definiu e comunicou os seus objectivos, estabeleceu prazos e antecipou
resultados?
6) Controlo:
a equipa tem a devida liberdade e o empowerment
necessário para concretizar o seu plano? Existe limitações (monetárias e não-monetárias)
para cumprir o plano?
7) Colaboração:
a equipa percebe o processo de equipa e de grupo? Os membros trabalham em
conjunto eficazmente? Todos compreendem qual é o seu papel?
8) Comunicação:
a equipa compreende as prioridades das tarefas? Há um método estabelecido para
os mecanismos de feedback?
9) Inovação
criativa: a empresa valorize o pensamento criativo, soluções únicas e novas
ideias? A organização está realmente interessada em mudar? A organização
recompensa as pessoas que tomam riscos e melhoram a organização?
10) Consequências:
os membros da equipa sentem-se responsáveis pelos seus resultados? Os membros
da equipa passam mais tempo a apontar o dedo do que a resolver soluções?
11) Coordenação:
os membros coordenam-se de forma a obter sucesso? Há coordenação planeada entre
processos, funcionários, produtos e serviços? Existe coordenação entre funções
e entre departamentos?
12) Mudança
cultural: a empresa reconhece que a abordagem da equipa, colaboração e empowerment é diferente da abordagem
tradicional e hierárquica?
Exercícios para Team-Building:
a) Exercício
de comunicação: são actividades de resolução de problemas que trabalham em
função de melhorar as competências de comunicação. O objectivo é realçar a
importância de uma boa comunicação de modo a melhorar a performance.
b) Exercício
de resolução de problemas/tomada de decisão: o objectivo é dar a equipa um
problema de solução difícil que requer um trabalho em equipa e uma solução
criativa.
c) Exercício
de planeamento ou adaptação: o objectivo é dar uma tarefa complexa de modo a demonstrar
a importância do planeamento antes de implementar uma solução.
d) Exercício
de confiança: são exercícios que exigem vários graus de confiança entre os
membros.
In "About.com Human Resources" e "Wikipedia"
Abordamos todas as questões para um Team-Building eficaz?
Antes de tudo creio que o mais importante é desenvolver a CONFIANÇA, algo que muitas vezes falta nas empresas provocando problemas nos produtos e serviços prestados.