O que é e não é employment branding?


Vamos por pontos:

- A mensagem da marca tem de ser baseada em experiências reais.
Como é que o alvo poderá experienciar a nossa empresa? Tem de ser autêntico. Se a nossa marca de empregabilidade vender uma coisa e a experiência de recrutamento vender outra totalmente diferente, a credibilidade organizacional poderá ficar prejudicada.

- Temos uma história para contar? A empresa destaca-se em alguma área específica?

- Não dizer “Compensações e benefícios competitivos”. Porque a maior parte das pessoas irá ler que a empresa oferece o mesmo que as outras. Este não deve ser um motivador presente na mensagem.

- Plataforma estratégica que conduz a criatividade e a comunicação. Em vez de pensar onde publicitar, analisar se a mensagem é interessante, eficaz (qual é a população-alvo? Logo onde devemos publicitar?) ou honesta.

Como fazer um employment branding mais eficaz?
1) Pesquisa
O que sabemos acerca da população alvo ou acerca do candidato ideal?
O que podemos saber acerca dos nossos concorrentes? O que faz os nossos candidatos escolherem os nossos concorrentes em vez da nossa empresa?

2) Estratégia
Quando é que o nosso alvo tipicamente altera a sua carreira? Quais são os aspectos considerados pelos alvos nesta altura?

3) Criatividade (geralmente só está presente nas campanhas publicitárias)
Criatividade e a estratégia têm de ser interligadas de modo a prever sucesso.

4) Posicionamento
Onde é que o nosso alvo costuma procurar trabalho? Que tipo de mensagem  se conecta com o nosso alvo? Qual é a mensagem que melhor se aplica a um determinado canal de comunicação (exemplo: YouTube)?

5) Medição
Como medimos o impacto? Esta é a parte mais importante de uma campanha de recrutamento. Os objectivos mudam consoante as empresas: menos volume e melhor qualidade de candidatos ou, maior volume de candidatos. Seja qual for o objectivo, este tem de ser claramente definido. 


In "Matt Lowney - ERE.net"

Como é que planeamos o recrutamento? 
Fazemos pesquisa e definimos estratégias?