Até que ponto o outsourcing é benéfico para uma empresa?
Outsourcing significa a atribuição de processos específicos
a um serviço/agência externo/a porque, na maior parte das vezes, a organização
não consegue lidar com todos os aspectos internamente. Deste modo, alguns
processos são temporariamente (?!)
distribuídos para que a empresa não precise de contratar pessoas.
Razões mais comuns
para o outsourcing:
- Falta de “mão-de-obra” em algumas partes do negócio.
- “Mão-de-obra” mais barata sem comprometer a qualidade do
resultado.
- Maior capacidade da
empresa para se focar noutros processos do negócio.
- O custos passam de fixos
para variáveis.
Vantagens:
- Contratar serviços especializados com maior expertise técnico e que têm o seu
próprio equipamento (por exemplo, serviços de TI). Ao contratar um serviço que
está concentrado apenas numa actividade, acredita-se que a sua eficiência é melhor, têm os melhores recursos
(tecnologia) e fazem as coisas por um preço baixo.
- Velocidade: a entrega dos resultados pode ser negociada
com o serviço, caso determinados pré-requisitos não sejam cumpridos a cessação
do serviço ou da compra do serviço é “fácil”.
- Tira algum “peso”
de cima da organização para que esta possa se concentrar mais no negócio e na
sua estratégia.
- Há partilha de
riscos, como estamos a pagar um serviço o resultado tem maior qualidade e o
risco não “pesa” inteiramente na organização. Há partilha de responsabilidades.
- Como não contratamos
ninguém, o custo do recrutamento são baixos ou nulos.
Desvantagens:
- O risco da exposição de informação
confidencial.
- Apesar dos
resultados apresentarem maior qualidade, estes também podem, por outro lado,
não serem entregues a tempo e por vezes a qualidade é difícil ser confirmada ou avaliada.
- Por vezes um
serviço outsourced poderá ter vários
clientes e, deste modo, há falta de customer
focus (atender de forma adequada às necessidades da empresa).
- O impacto deste
tipo de estratégias nas organizações:
- algumas funções básicas são os alicerces da organização e quando estas são outsourced poderão prejudicar a empresa;
- se não houver uma boa coordenação por parte da organização, o serviço poderá não corresponder às expectativas;
- os recursos de skills são menores, reduzindo a capacidade de aprendizagem da empresa;
- desmotivação e perda de moral em certas funções;
- poderá aumentar a insegurança entre os trabalhadores da empresa – outsourced vs. trabalhadores.
E quando a tarefa não
é temporária e mesmo assim há outsourcing?!
E quando os serviços outsourced não nos oferecem qualidade?
Temos múltiplas opções de escolha ou nem por isso?
Que impacto tem um
serviço outsourced na empresa, nos colaboradores, no negócio e na estratégia?
Fontes: