segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Quando a entrevista de trabalho não corre bem

Quando o entrevistador é inexperiente e/ou está nervoso…

Nem todos os entrevistadores têm formação em entrevista (mas isso não quererá dizer que não tenham competências para tal), particularmente, entrevistadores de pequenas e médias empresas. Neste caso as competências necessárias para realizar uma entrevista são adquiridas “on the job”.
A verdade é que quando um entrevistador nos parece desconfortável ou atrapalhado, o mais provável será ele não estar na sua área de conforto ou, não planeou a entrevista antecipadamente.






Os erros do entrevistador…
- Fala muito sobre a empresa, o seu background e a função e deixa pouco tempo ou espaço para o candidato falar sobre si e a sua experiência.
- Não leu o currículo.
- Faz questões fechadas (respostas do tipo “sim” e “não”).
- É desadequado, faz questões do género “se fosse uma planta, qual seria?”.
- Faz perguntas pessoais (“quantos filhos tem?”).


O que fazer?
- Assumir o controlo da conversa, delicadamente.

- Fazer o enquadramento profissional, isto é, falar acerca do background de modo assegurar que o entrevistador leu e/ou percebeu o currículo.

- Escuta activa: encorajar o entrevistador a dar detalhes sobre a função e a empresa para, posteriormente, fazer as devidas questões.
Quais são as necessidades da empresa? De que modo poderei colmatar essas necessidades?
O quê? Quando? Quem? Onde? Porquê? (perceber todo o contexto de forma a assegurar o fit)

- Não esperar pelas questões. Fazê-las “espontaneamente” e, ao mesmo tempo, responder – usar a abordagem das vendas. Responder com exemplos do nosso background (“no meu último trabalho tive o mesmo problema…”).
Deixar espaço para o entrevistador intervir a qualquer momento. Ser diplomático.

- Salientar as competências e a experiência que poderão ser importantes na função ou empresa.

- Remeter todas as respostas dadas (mesmo aquelas que não têm muita relevância para a função - por exemplo, no caso da pergunta da planta) para as competências e como estas serão úteis para a função.