Uma oferta de trabalho? Está limitada a uma percentagem muito
pequena de candidatos.
O que nós, como empresa, podemos oferecer aos candidatos é a
experiência como candidato. Esta começa a partir do momento em que o candidato
clica num site, envia um email ou faz um telefonema.
A experiência deve ser entregue de forma personalizada,
focalizada e publicitada.
Os 5 factores de qualidade
A experiência do
candidato tem vários elementos chave. Existem diferentes factores que,
dependendo da intensidade do interesse do candidato, influenciam a qualidade da
experiência – durante, antes e depois da candidatura:
1. Factor branding – inclui tudo o que está relacionado com o employer brand (a marca de empregador), como: a reputação, o awareness da marca, os
produtos/serviços, a comunicação e o marketing.
|
Constrói
entusiasmo nos candidatos, promovendo o engagement,
contudo limita as possibilidades de interacção num primeiro contacto.
|
2. Factor de aprendizagem – inclui factos, relatórios e qualquer
tipo de dados que o candidato pode aprender acerca da função, da empresa e da
indústria.
|
Ajuda
a educar os candidatos, contudo falta o envolvimento emocional.
|
3. Factor tecnologia – pode ser a
primeira impressão que o candidato tem durante a candidatura. Tecnologia do website, webinars, jogos ou outros elementos...
|
Numa
situação ideal também pode entreter os candidatos, apesar de não haver o tal engagement.
|
4. Factor humano – o factor humano
inclui todas as partes humanas da empresa, seja onsite, offsite ou online.
|
Este
factor fornece um maior envolvimento emocional por parte do candidato e trás
alguma interacção ao processo. Este elemento promove o engagement.
|
5. Factor processo – os candidatos
aprendem como é que a empresa está organizada ou como as suas candidaturas
são tratadas. Confiança, sensação de segurança e de sucesso podem ser transmitidos dependendo da forma
como o processo funciona.
|
Nem todas as empresas conseguem ou têm de usar estes elementos.
Questões a serem colocadas
antes de definir a experiência
1. Quem é a nossa audiência alvo?
2. Com que tipo de elementos é a audiência se preocupa? De
modo a aumentar o engagement.
3. Quantos dos 5 factores estão alinhados com a visão, cultura e estratégia do negócio da
empresa?
4. Destes
5, qual o mix a ser utilizado para assegurar um alto nível de engagement?
A experiência é pessoal e é um produto final.
Como foi a sua experiência como candidato? Como gostaria
que fosse?
In Balazs Paroczay & Jillyan French-Vitet - ERE.net