O que podemos dar aos candidatos?


O que podemos oferecer aos candidatos?
Uma oferta de trabalho? Está limitada a uma percentagem muito pequena de candidatos.

O que nós, como empresa, podemos oferecer aos candidatos é a experiência como candidato. Esta começa a partir do momento em que o candidato clica num site, envia um email ou faz um telefonema.

A experiência deve ser entregue de forma personalizada, focalizada e publicitada.


Os 5 factores de qualidade
A experiência do candidato tem vários elementos chave. Existem diferentes factores que, dependendo da intensidade do interesse do candidato, influenciam a qualidade da experiência – durante, antes e depois da candidatura:

1. Factor branding – inclui tudo o que está relacionado com o employer brand (a marca de empregador), como: a reputação, o awareness da marca, os produtos/serviços, a comunicação e o marketing.
Constrói entusiasmo nos candidatos, promovendo o engagement, contudo limita as possibilidades de interacção num primeiro contacto.

2. Factor de aprendizagem – inclui factos, relatórios e qualquer tipo de dados que o candidato pode aprender acerca da função, da empresa e da indústria.
Ajuda a educar os candidatos, contudo falta o envolvimento emocional.

3. Factor tecnologia – pode ser a primeira impressão que o candidato tem durante a candidatura. Tecnologia do website, webinars, jogos ou outros elementos...
Numa situação ideal também pode entreter os candidatos, apesar de não haver o tal engagement.

4. Factor humano – o factor humano inclui todas as partes humanas da empresa, seja onsite, offsite ou online.
Este factor fornece um maior envolvimento emocional por parte do candidato e trás alguma interacção ao processo. Este elemento promove o engagement.

5. Factor processo – os candidatos aprendem como é que a empresa está organizada ou como as suas candidaturas são tratadas. Confiança, sensação de segurança e de sucesso  podem ser transmitidos dependendo da forma como o processo funciona.

 Nem todas as empresas conseguem ou têm de usar estes elementos.

Questões a serem colocadas antes de definir a experiência
1. Quem é a nossa audiência alvo?
2. Com que tipo de elementos é a audiência se preocupa? De modo a aumentar o engagement.
3. Quantos dos 5 factores estão alinhados com a visão, cultura e estratégia do negócio da empresa?
4. Destes 5, qual o mix a ser utilizado para assegurar um alto nível de engagement?

A experiência é pessoal e é um produto final.
Como foi a sua experiência como candidato? Como gostaria que fosse?


In Balazs Paroczay & Jillyan French-Vitet - ERE.net