Motivar ou delegar?
Para cada um destes passos temos que adaptar uma estratégia, e para tal temos que perceber em que degrau estão os trabalhadores.
I won't do it
ou
How do I do it?
ou ainda
I can do it
Como é que percebemos em que fase estão os trabalhadores?
Passar mais tempo com os elementos da equipa, no seu ambiente:
- perceber quais as tarefas que fazem;
- quanto tempo o trabalhador investe em cada tarefa;
- que tipo de recursos é necessário para cada tarefa;
- quais são os comportamentos mais frequentes quando lidam com determinadas situações;
- explorar tudo aquilo que funciona bem e outras alternativas para o que podia funcionar melhor.
Percebendo a fase de motivação como é que adaptamos a nossa estratégia?
Grande parte da resposta pode ser encontrada na Inteligência Emocional.
A mesma estratégia não pode ser aplicada a todos os elementos do grupo, é necessário ter flexibilidade, sensibilidade e sobretudo empatia. Não basta apenas atribuir tarefas, para cada trabalhador é "desenhado" plano de execução de forma a que as tarefas sejam executadas de forma mais rápida, simples e leve em termos dos vários recursos.
O líder é quase como um mediador entre aquilo que é pedido à sua equipa e aquilo que a sua equipa pode dar.
Até que ponto promove-se este tipo de cultura colaborativa?
Até que ponto há um controlo dos vários processos?
Para cada um destes passos temos que adaptar uma estratégia, e para tal temos que perceber em que degrau estão os trabalhadores.
I won't do it
ou
How do I do it?
ou ainda
I can do it
Como é que percebemos em que fase estão os trabalhadores?
Passar mais tempo com os elementos da equipa, no seu ambiente:
- perceber quais as tarefas que fazem;
- quanto tempo o trabalhador investe em cada tarefa;
- que tipo de recursos é necessário para cada tarefa;
- quais são os comportamentos mais frequentes quando lidam com determinadas situações;
- explorar tudo aquilo que funciona bem e outras alternativas para o que podia funcionar melhor.
Percebendo a fase de motivação como é que adaptamos a nossa estratégia?
Grande parte da resposta pode ser encontrada na Inteligência Emocional.
A mesma estratégia não pode ser aplicada a todos os elementos do grupo, é necessário ter flexibilidade, sensibilidade e sobretudo empatia. Não basta apenas atribuir tarefas, para cada trabalhador é "desenhado" plano de execução de forma a que as tarefas sejam executadas de forma mais rápida, simples e leve em termos dos vários recursos.
O líder é quase como um mediador entre aquilo que é pedido à sua equipa e aquilo que a sua equipa pode dar.
Até que ponto promove-se este tipo de cultura colaborativa?
Até que ponto há um controlo dos vários processos?