DON'T PANIC, ORGANISE!
O que é organizar?
- Planear
- Programar
- Coordenar recursos
- Gerir o tempo e deadlines
- Recolher informação
... para obter um objectivo.
Como fazer isto em equipa?
1. Conhecer e avaliar todos os membros da equipa
de forma a perceber as suas forças e fraquezas.
2. Ajustar as tarefas e funções de acordo com
essas características de modo a obter o melhor resultado ou um impacto
positivo na produtividade.
3. Promover em cada membro da equipa a capacidade
de tomar decisões em relação à sua função/tarefa.
(tornando o processo mais rápido e também dando aos membros
um sentido de ownership, ou seja, assumir responsabilidade pelas
suas tarefas e, consequentemente, promovendo o sentimento de accomplishment).
Seja num problema ou num projecto, a necessidade de organizar é constante. Além de haver uma melhor prepação em direcção ao mesmo, a solução muitas vezes é melhor e tem a característica de acalmar ou tranquilizar as pessoas/membros da equipa.