Melhor desempenho nas empresas lideradas por mulheres


Estudo conclui que as empresas lideradas por mulheres têm, consistentemente, melhores resultados do que aquelas lideradas por homens. 

Nos últimos 6 anos o Credit Suisse Research Institute mediu a evolução do preço das acções de 2360 empresas e conclui que, em média, seria mais benéfico investir em empresas que teriam nos seus quadros superiores / conselhos de administração mulheres do que aquelas que não teriam.

Qual a razão deste fenómeno?

Na minha opinião, creio que a razão seja a Inteligência Emocional (EQ)  De acordo com vários estudos, as mulheres possuem melhores resultados em alguns dos componentes da Inteligência Emocional do que os homens, permitindo-lhes serem mais estratégicas em termos de emoções e sentimentos, e terem um maior auto-conhecimento que por sua vez reduz a impulsividade ao nível comportamental.

Destaco 2 pontos importantes:
- A presença de mais mulheres nos quadros superiores (não por serem mulheres, mas pela sua capacidade e inteligência emocional serem valorizadas);
- O desenvolvimento destas componentes da Inteligência Emocional nos trabalhadores que mais tarde poderão estar nos quadros superiores.