segunda-feira, 8 de julho de 2013

Qual o impacto dos RH no negócio?

Um estudo feito a 277 organizações (The HR’s Strategic Effectiveness 2013 Annual Report from HR Insights/World Trade Group & Institute for Employment Studies - IES) conclui que 85% dos líderes de RH têm dificuldades em quantificar qual o impacto dos RH no negócio.

Como medir este impacto? 
O estudo realça que é importante os profissionais de RH terem determinadas competências (ou mesmo formação) em tratamento de dados e de análise

Todo este processo de medição envolve os seguintes pontos:
- Competências específicas dos profissionais de RH: tratamento e análise de dados.
- Sistemas de medição: softwares que gerem relatórios.
- KPIs: identificar indicadores que são importantes na estratégia de RH.
- Fornecer feedback.
- Criar uma cultura de colaboração onde estejam envolvidos vários departamentos.

É aqui que também entra o ROI (return-on-investment), qual o retorno do negócio feito pelo investimento dos RH? 
- Recrutamento (> colaboradores > produção)
- Formação (> competências > produção)
- Benefícios (> retenção)
- Desenvolvimento (> crescimento da organização)
Cada um tem de ser medido individual e frequentemente = follow up, de modo a perceber quais as acções ou períodos que têm impacto (positivo ou negativo) em cada indicador.

Qual é o contributo dos RH para o crescimento de organização?
Onde estão esses números?
Onde está essa valorização dos RH?