quinta-feira, 3 de julho de 2014

Estamos a contratar com qualidade?



Como respondemos a esta pergunta?

1. Definir o que é qualidade. O que é que a empresa considera ser uma contratação de qualidade?
    a) Qualidade = retenção?
    b) Qualidade = potencial para crescer?
    c) Qualidade = remuneração?
    d) Qualidade = desempenho?
    e) Qualidade = produtividade?
    f) Qualidade = satisfação do hiring manager?   
    g) Qualidade = satisfação do novo colaborador?
    h) Qualidade = satisfação da equipa?

2. Determinar como medir a qualidade definida. Que instrumentos? Que medidas?
    a) Quanto tempo o colaborador fica na empresa
    b) Talent Review
    c) Quanto aufere o colaborador
    d) Avaliação de desempenho
    e) Que resultados o colaborador já apresentou (por ex., % de vendas)
    f) Avaliação de desempenho ou Avaliação 360 graus
    g) Inquérito de satisfação aos colaboradores

3. Juntar todos os resultados obtidos destas medidas de forma a obter um único valor (por ex., em percentagem) que irá determinar qual é qualidade de uma contratação/colaborador.

Este processo é quase como um follow-up do processo de recrutamento, uma vez que o colaborador é acompanhado durante o seu primeiro e/ou segundo ano de trabalho. Exige algum investimento porque apenas obtemos resultados após, pelo menos, 1 ano. Contudo, estes KPIs (Key Performance Indicators) poderão melhorar todo o processo de recrutamento e os seus métodos de selecção, de forma a obter um valor de qualidade desejado.