Imagine que avalia a sua equipa e que chega à conclusão de
que nem todos os tipos de “cérebros” estão representados (analítico, estrutural, social, conceptual, expressivo, assertivo e flexível). Você
precisa, especificamente, alguém com o “cérebro conceptual” (visionário, gera
ideias através da conexão de pontos) que fomente a inovação e ideias que ultrapassam
as restrições (“Nunca foi feito”, “É muito carro” ou “Nunca vai ser aprovado”).
Estas pessoas olham naturalmente para as coisas de forma
diferente. Eles gostam de um desafio e imediatamente focam-se em soluções. É
na entrevista que pode perceber até que ponto o seu candidato tem um pensamento conceptual.
As seguintes questões podem identificar potenciais
inovadores:
1. Se montasse uma
peça de mobília a partir das instruções, como seria?
Os inovadores frequentemente dizem “Eu olho para a imagem na
caixa, ponho as peças todas no chão e depois começo. Depois de montado, eu
utilizo as instruções para o lume na minha lareira.”
2. Quando falta apenas 1 mês para acabar o prazo,
como é que acaba o projecto?
Os inovadores frequentemente dizem “Primeiro, eu procuro
ideias na internet. Depois dou uma volta a pé até a solução me surgir. Pode
acontecer imediatamente ou pode demorar 3 dias, mas quando surgir a ideia (e ela irá surgir), ela
surge por completo.”
3. Como é que faz
importantes decisões de vida?
Resposta “Com base nas minhas intuições”.
4. O que faria se
chegasse 10 minutos mais cedo a uma reunião?
O candidato responde que inicia uma conversa com a pessoa
mais próxima ou prepara a reunião. O que será mais apropriado ou vai de encontro
com a sua empresa?
5. Como afirmaria as suas
ideias numa reunião perante a um grupo de administradores e se houvesse uma
questão de confrontação?
O candidato aguarda pelo incentivo antes de falar ou salta
logo para o seu ponto de vista?
6. Como responderia
se o seu supervisor de repente altera-se o seu projecto?
O candidato adapta-se imediatamente à nova tarefa ou mantém
a sua posição? O que seria mais benéfico para a sua organização?
Candidatos inovadores na maior parte das vezes perguntam
onde é que a sua empresa estará daqui a 10 anos. Quantos produtos ou serviços
estarão disponíveis e se espera algum tipo de prémio.
Se quer novas ideias na sua companhia, tem de cultivar uma
atmosfera no qual todos os tipos de criatividade são valorizados. Antes de
contratar o candidato excepcional temos de assegurar que a organização está
preparada para receber este tipo de candidato, de atitude e de ideias.
In "Inc."
No meu entender, o objectivo aqui é ter uma resposta tipicamente
não esperada e respondida com toda a confiança. E perceber até que ponto a resposta vai de encontro com a cultura da organização e com aquilo que é esperado de um funcionário para a sua empresa.
Estamos preparados para receber funcionários deste calibre?
Estamos a fazer as perguntas correctas de acordo ao tipo de perfil que procurámos (neste caso um "cérebro conceptual")?