Talent Community


O que são Talent Community?

É um método de recrutamento através das redes sociais, que agrupa as pessoas que estão envolvidas no processo de procura de trabalho - como candidatos, empregadores, recrutadores, pessoas que dão conselhos sobre a carreira, antigos e actuais funcionários ou antigos candidatos. Estas pessoas agrupam-se em plataformas, por exemplo, em grupos do Facebook, LinkedIn, Blogs, Forum,...

Não é uma mera lista de candidatos, é um ambiente que consiste na partilha de ideias, no networking e no recrutamento. Os empregadores podem interagir e comunicar com futuros funcionários/candidatos de modo a conhecê-los melhor, informar acerca de novas oportunidades e fazer referências. Estas comunidades são geridas pelos recrutadores ou por administradores contratados.

Esta ideia parte de várias teorias:
Teoria da Reciprocidade: para que uma pessoa faça parte de uma comunidade (envolve tempo, atenção e participação), ela tem de se sentir que está a receber valor - conteúdo, conversação, benefícios.
- Teoria da Consistência: quando uma pessoa se torna activa numa comunidade, a probabilidade de voltar é cada vez maior, criam consistência.
- Teoria da Validação Social: sugere que nós queremos estar onde estão os nossos amigos e conhecidos, por exemplo o Facebook tem a opção "Encontre os seus amigos".


Passos para construir uma Talent Community:
1. Aprender a construir uma comunidade desta dimensão.
2. Identificar e localizar o nosso mercado alvo de talentos. Que tipo de candidatos?
3. Criar conteúdo e comunicação.
4. Construir e implementar um calendário editorial.
5. Escolher a plataforma indicada.

In "Maren Hogan"

Que vantagens ou benefícios trará uma comunidade desta dimensão?
Não conheço nenhuma em Portugal ainda. Alguma sugestão?