Como é que os administradores podem fazer um bom trabalho dando feedback?
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Os problemas mais comuns são os seguintes:
1) Fazer nada:
ignorar o problema até ele desaparecer, o que poderá causar trabalho mal feito, criar mais preocupações e más relações com os pares. E se o problema
piorar o que poderia acontecer?
2) Dar apenas
feedback negativo: Para a sua equipa é desmoralizador ouvir apenas as
coisas que faz mal. Tem de haver um esforço acrescido para valorizar e elogiar
exemplos de bom trabalho, mesmo quando os funcionários não atingem a 100% as
suas expectativas.
3) Dar feedback
negativo meses após o acontecimento: isto acontece quando os
administradores só reparam na performance do funcionário numa determinada
altura do ano (por exemplo, no final do ano). “O que é que eu posso fazer 5
meses depois de ter errado? Porque é que não me disse na altura que eu poderia
ter resolvido a questão?” pergunta o funcionário. A avaliação tem de ser
constante e frequente.
4) Criticar coisas
que o funcionário não sabe fazer melhor: se eles não sabem, eles também não
podem melhorar. O nosso trabalho é ajudá-los e ensiná-los a melhorar (por exemplo, formação).
5) Culpar o feedback negativo noutra pessoa: “A administração quer que vos diga…” é uma situação nós vs. eles. Parece que os “lá de cima”
são os maus e que nós apenas somos o mensageiro. O correcto é dizer “Esta é a
direcção que temos que tomar…”. Temos que ter responsabilidade pelo feedback e
deste modo não dar feedback daquilo que não concordamos, discutindo-o pessoalmente com a pessoa responsável.
6) Dar um feedback sem
contexto: “Óptimo trabalho!” refere o administrador. “Que trabalho é esse?”
questiona o funcionário. Temos que ser específicos em termos de tempo, local e
comportamento sobre aquilo que realmente gostamos e apreciamos. Assim, a
probabilidade da pessoa ter esse mesmo comportamento aumenta.
7) Criticar em
público: É humilhante. Qualquer comentário ou avaliação negativa deve ser
feita em portas fechadas.
8) Criticar pelo
voicemail, email ou deixar notas: apesar de ser mais fácil, é impessoal e pouco
produtivo, porque pode levar a interpretações erradas.
É difícil dar feedbacks e resultados de avaliações. Contudo, funcionários que
recebem estes feedbacks podem estar mais empenhados e ter mais satisfação com o
seu trabalho.
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O feedback é algo que tem que estar sempre presente nas organizações. Tem de ser diário e não trimestral. Contudo, há feedbacks e feedbacks e só iremos obter um desempenho ou comportamento desejado quando este feedback for entregue da melhor forma possível.