segunda-feira, 19 de março de 2012

O programa de retenção é adequado?


Dr. John Sullivan desenvolveu uma extensa checklist de avaliação que analisa as características e os componentes de um programa, de retenção transformando-o de bom para muito bom.


Parte 1 – Avaliação rápida: esta avaliação não requer a recolha de grandes dados.
- Aplica medidas de prevenção de retenção igualmente para todos os funcionários?
- Faz entrevistas de “saída” para perceber qual é a causa da demissão?
- Utiliza bónus de retenção?
(…)

Parte 2 – Seleccionar uma estratégia de retenção.
- Identificar se a estratégia causa ou não problemas.
- Identificar as estratégias de retenção dos concorrentes e avaliar a sua eficácia.
- Identificar a estratégia adequada para a organização e a avaliar as medidas que utiliza actualmente (Quais são eficazes? Quais é que faltam?).
Estratégias de retenção: individual, bónus de retenção, melhorar benefícios, aumentar compensações, melhorar o envolvimento, flexibilidade de horários, (…).

Parte 3 – Processos chave para um MELHOR Programa de Retenção.
Redesenhar o programa de retenção:
1) Dar prioridades aos trabalhos de modo a identificar funcionários chave.
2) Identificar quem é que pode ser um risco e deixar a empresa.
3) Identificar as principais causas ou razões que levam um funcionário deixar a empresa.
4) Identificar acções que previnem as pessoas de deixarem a empresa.

Parte 4 – Instrumentos e acções de prevenção em relação à demissão
1) Desenvolver uma série de instrumentos que o administrador possa usar consoante as suas preferências e situações.
2) Desenvolver uma estratégia para identificar quem é que deixa a empresa e como minimizar os seus danos.

Parte 5 – Critérios de avaliação para as medidas de retenção
1) Custo? Percentagem de demissões? Percentagem de retenções?

Parte 6 – Incluir definições chave e medidas
Percentagem de pessoal que deixa a empresa voluntariamente.

Parte 7 – Elementos do Planeamento de Retenção
Pré-acções para o plano:
1) Calcular a taxa actual de demissões.
2) Calcular o impacto do negócio e os custos de perder funcionários.
3) Estabelecer objectivos.
4) Desenvolver uma checklist de factores diferenciadores de outras empresas.

Passos iniciais para o plano:
1) Escrever o plano num documento.
2) Seleccionar uma equipa e um líder.
3) Dar um nome ao plano de retenção.
4) Definir metas.
5) Desenvolver uma timeline.
6) Identificar a probabilidade de sucesso.
 (…)


À medida que a economia melhora, os problemas de retenção começam a se sobressair dando início a uma “guerra por talentos”. Quanto melhor for o programa de retenção, melhor é a probabilidade de reter os melhores talentos, dando menos prejuízo à empresa e mais retorno no investimento (ROI).
Quais destas características são contempladas pelo nosso programa de retenção?