Qual é o investimento
que nos vai trazer mais retorno (ROI) num curto espaço de tempo?
O SuccessFactors e o Workforce Intelligence Institute (WII)
acreditam que há 2 factores de gestão que, com o tempo, irão consistentemente
mostrar mais retorno:
1) gestão do desempenho através do alinhamento com as metas:
se as pessoas conseguirem ver a ligação directa entre o seu trabalho e as metas
da organização, elas estarão mais estimuladas para trabalhar mais arduamente.
2) pagar pela performance: se as pessoas acreditam na visão
então os seus esforços têm de ser equitativamente compensados.
Como é que eles
chegaram a esta conclusão?
Conduziram um estudo (qualitativo e quantitativo) em 40
corporações de diferentes dimensões, em que a análise revelou quais eram as
práticas de gestão do desempenho que afectavam ou não afectavam a performance
financeira. Esta performance foi monitorizada em 3 formas:
- Retorno do capital;
- Crescimento da receita nos últimos 12 meses;
- O lucro líquido nos últimos 12 meses.
Através de questionários e entrevistas os dados das organizações foram agrupados nos seguintes tópicos:
1) Ligações das pessoas com os processos de gestão:
sofisticação do sistema, consistência na organização e eficácia estimada.
2) Efeitos das discussões e avaliações do alinhamento com a
meta: qual era o impacto das discussões entre os funcionários e supervisores em
relação aos objectivos de desempenho pessoas e a sua ligação com os objectivos
gerais da organização.
3) Aplicação de instrumentos de gestão: os participantes
conseguiam identificar/reconhecer o valor dos resultados dos investimentos
realizados na gestão do desempenho?
Resultados:
As organizações com um sistema “maduro” que se aplicam
consistentemente ao longo da organização, tiveram um desempenho mais alto
financeiramente do que aqueles que não tinham sistemas robustos.
Neste estudo conclui-se que, em vez de consistentemente, as
funções dos recursos humanos estavam fragmentadas. O planeamento e a
comunicação entre o planeamento, recrutamento e selecção, compensações e
desenvolvimento é mínimo e a cooperação entre eles não existe funcionalmente,
isto é, o sistema de gestão de desempenho muitas vezes não está ligado ao
processo de recrutamento e de desenvolvimento.
Um sistema “maduro” promove a comunicação com os funcionários e
dá-lhes claridade em termos da gestão/visão/metas, o que leva à motivação e,
consequentemente, mais produtividade e ganhos financeiros.
Portanto, primeiro, os funcionários precisam de saber como
se conectar e servir os objectivos da empresa, e segundo, eles precisam de
acreditar que estão a ser compensados justamente pelo seu esforço e
compromisso.
Reconhecer e aceitar o problema são os primeiros passos para uma recuperação.
Os funcionários estão a ser compensados de forma justa pelos seus esforços?
Estes esforços estão a ser medidos com precisão de modo a fornecer um feedback adequado?