Quais são as componentes da cultura organizacional?



De que é feita a cultura organizacional?




1. Visão e Missão
Para onde a organização está a ir e como planeia chegar lá? Comunicar esta mensagem aos candidatos ou melhor, deixá-los dizer porquê e como se “encaixam” nestas planos.

2. Valores Organizacionais
São os princípios que constituem a organização. Que tipo de comportamentos vão de encontro aos valores da organização?

3. Ambiente de trabalho
Pode incluir vários aspectos desde a forma de vestir, os espaços do escritório, espaços de pausa, grupos de trabalho, forma de comunicar, forma de reunir, ...

4. Tipo de liderança
Os tipos de liderança são uma parte crítica para a organização da cultura. Que tipo de liderança é frequentemente mais utilizada? É autocrático, democrático ou laissez faire?

5. Estrutura Organizacional
Como é que os departamentos, programas e escritórios estão organizados? Que tipo de poder ou autoridade existe? Esta estrutura afecta a comunicação, a eficácia, a eficiência e a sanidade. Que nível de autonomia existe?

6. As qualidades do Pessoal
Que tipos de personalidades existem no grupo de trabalho? São pessoas com alto desempenho ou vencedores natos? Competitivos ou complacentes? São borboletas ou eremitas?

A cultura organizacional não é algo que o CEO define ou implementa. São normas que são criadas ao longo do tempo pela liderança e pelos trabalhadores.

In "Heather Kinzie - ERE.net"

São estes aspectos que, na mensagem que a empresa transmite, poderão atrair os talentos e poderão repelir aqueles candidatos menos indicados para a empresa. É sobretudo criar uma identidade conjunta entre a empresa e o trabalhador, de modo a obter um desempenho notável que trará resultados positivos para ambos. Trabalhadores satisfeitos e empresa a crescer economicamente.