Key Performance Indicators:
1) Custo por
Contratação (Recrutar com um investimento financeiro ideal)
2) Qualidade da
Contratação (Recrutar o melhor candidato)
3) Tempo de
preenchimento (Recrutar rapidamente)
1) CPH
(Cost-per-Hire) é uma fórmula utilizada para medir os custos associados ao
recrutamento, desde o momento da necessidade na organização até à contratação.
CPH= ((ΣCustos externos + ΣCustos internos)/Número total de
contratações num determinado período de tempo)
Custos externos: agências de recrutamentos, anúncios, feiras
de emprego, …
Custos internos: custos associados à equipa de recrutamento.
2) Qual é o
impacto da nossa contratação? QoH (Quality
of hire) é uma fórmula utilizada para calcular a qualidade das contratações
num determinado período de tempo.
QoH = (PR + HP + HR) / N
-PR = Média dos resultados do desempenho dos novos
contratados
-HP = % de novos contratados que atingem um certo nível de
produtividade dentro de um determinado período de tempo
-HR = % de novos contratados que ficaram na empresa no
último ano
-N = número de indicadores
Exemplo:
-PR = Média de 3.5 numa escala de 5.0 = 70%
-HP = de 100 contratações realizadas durante o último ano,
75 atingiu os níveis de produtividade esperados = 75%
-HR = 20% turnover = 80% HR
-N = 3
-Quality of
Hire = (70 + 75 + 80) / 3 = 75
3) O tempo calculado
é desde o momento que há uma necessidade na organização até ao momento em que o
candidato é contratado.
Como podemos diminuir este tempo? Como é que este indicador
pode ser traduzido num KSI (Key Success Indicators)?
Onde é que podemos cortar?
Para isso tem de haver uma análise analítica de modo a poder
identificar os outliers.
Podemos dividir este indicador em 2 + 1 partes:
- STI (Source to Interview) – a monitorização da fase sourcing (recrutar para
triar/entrevistar) permite a identificação de processos envolvidos nesta etapa e
o tempo despendido nos mesmos, tais como identificação e atracção de
candidatos.
- ITH (Interview to Hire) – esta parte permite identificar o
porquê. Porquê que demorou tanto
tempo a contratação? A monitorização pode ajudar a identificar os outliers positivos e negativos. Por exemplo:
2 pessoas contratam para o mesmo departamento, após análise é possível verificar
que uma é mais eficaz que a outra – uma demora 3 entrevistas até encontrar o
candidato adequado e a outra demora 7; ou, numa determinada região geográfica o
ITH é 3 vezes maior do que nas outras regiões – as entrevistas são frequentemente
canceladas e remarcadas.
- TTH (Time to Hire) – fazer uma análise de todo o tempo despendido
consoante a job family (funções
relacionadas), a geografia, o departamento (ex.: marketing ou vendas), etc.
Com base nestes 3 KPI's é possível determinar até que ponto o nosso recrutamento ou a nossa campanha de recrutamento numa determinada época foi eficaz?
Até que ponto há um ROI?