O reconhecimento dos colegas



Como tornar os trabalhadores mais motivados e envolvidos no seu trabalho?



- Tornando os trabalhos e as tarefas mais pessoais e mais interessantes;
- Ter reconhecimento dos colegas acerca do seu trabalho (há um sentimento de pertença quando eles ganham o respeito dos colegas).

5 formas de tornar este reconhecimento possível:

1. Ser específico - os trabalhadores querem um feedback específico dos seus chefes e colegas. Encorajar os trabalhadores a reconhecer comportamentos específicos.
2. Ser significativo - o reconhecimento deve ser significativo para os trabalhadores que o recebem, de forma a futuramente criar memórias positivas em relação aos colegas e à empresa. Revelar porquê que a sua contribuição, determinado comportamento e/ou tarefa foi  útil.
3. Ser oportuno - o reconhecimento reforça a repetição de comportamentos correcto e/ou agradáveis (reforço positivo), contudo se o tempo entre o comportamento e o reconhecimento for demasiado longo, será difícil de criar essa mesma repetição positiva.
4. Líderes devem reconhecer - esta cultura de reconhecimento também deve ser adoptada pelos níveis mais altos na organização (managers).
5. A comunicação é a chave - os trabalhadores têm que compreender o que é este reconhecimento, para que serve e como comportamentos específicos podem atingir determinados objectivos.

Quando os comportamentos positivos são reconhecidos, maior é a probabilidade de se repetirem.

Será fácil para nós, portugueses, adoptar este tipo de cultura? Uma cultura de reconhecimento?
Conseguimos desviar da tendência de dar mais importância ao negativo do que ao positivo?

Até que ponto a repetição dos comportamentos positivos não se sobrepõem aos comportamentos menos agradáveis?


Achievers