sábado, 2 de fevereiro de 2013

Top 5 das competências dos RH



Que soft skills devem ter os profissionais de RH?




Soft skills são atributos pessoais que melhoram as interacções de um indivíduo e o seu desempenho no trabalho.

Quais são as competências/soft skills mais importantes?

Muitas vezes empatia é confundida com simpatia. Simpatia refere-se ao que sentimos em relação ao outro. Empatia significa que compreendemos como é que a pessoa se está a sentir e que conseguimos ver o mundo através dos seus olhos (não precisamos de concordar com esta visão). 

2. Comunicação (escrita e verbal) 
Se não soubermos comunicar, não vamos conseguir ser eficazes em nada!
É saber articular ideias de forma a sermos ouvidos, percebidos e de modo a atingirmos os objectivos  que tínhamos para uma determinada mensagem.

3. Capacidade para "ler" o outro
Este é o primeiro passo para podermos desde logo perceber o outro. É através da "leitura" que fazemos que respondemos de forma mais adequada, o que leva, muitas vezes, à partilha de maior quantidade de informação por parte do outro (o que para os RH é muito importante -> perceber os nossos colaboradores).

4. Escuta activa
Ter e mostrar o tempo e a disponibilidade para ouvir as pessoas!
É estar focado no outro a 100%, explorando o que ele vai dizendo com paráfrases sem "contaminar" o conteúdo da sua informação com "opiniões" nossas.

5. Optimismo
Esta variável psicológica (psicologia positiva) tem sido estudada em contexto organizacional, por exemplo por Fred Luthans, e os seus resultados têm sido verificados, sendo que o optimismo tem um impacto positivo no desempenho, satisfação com o trabalho e felicidade no trabalho (Luthans et al., 2007).
Nesta abordagem, ser optimista (definido por Martin Seligman) é acreditar que vamos conseguir resultados positivos.

Pessoalmente, acho que estas são as 5 cinco competências essenciais num profissional de RH que está constantemente em contacto com os colaboradores. Em conjunto estas competências ajudam a:
~ gerir conflitos;
~ solucionar problemas;
~ valorizar  os colaboradores;
~ criar laços com os colaboradores;
~ criar um ambiente positivo, contribuindo para um melhor desempenho dos colaboradores e, consequentemente, da organização.

Que outras soft skills são importantes e necessárias?